Este é o sonho de toda mãe de família: pelo menos dividir com seu parceiro, a responsabilidade de gestar a prole. Mas quem, neste mundo, faria tal coisa? Eles, os peixes singnatídeos!! E não necessitam dividir com a parceira tal atividade gestacional, eles fazem sozinhos!!! Os singnatídeos (peixes da família Syngnathidae) são representados pelos cavalos-marinhos, peixes-cachimbo, cavalos-cachimbo e dragões do mar. E em todos estes casos, é o macho quem engravida.
Perguntas sempre surgem: Como se sabe que é o macho quem engravida? Será que ele não é ela e vice-versa? Será que são hermafroditas? As respostas são simples: sabemos que é o macho quem engravida porque é o par que produz espermatozoides, enquanto a fêmea produz ovócitos que são liberados dentro da bolsa do macho para fecundação e gestação. Mesmo nos grupos que apresentam hermafroditismo, dentro dos singnatídeos, a gravidez só acontece na fase de macho do peixe, ou seja, enquanto ele está produzindo espermatozoides.
Vamos falar aqui, como exemplo, do cavalo-marinho, que não é hermafrodita:
Após receber os ovócitos de sua companheira dentro de sua bolsa incubadora, o macho os fertiliza e dá início ao processo de gravidez. Durante a gravidez, os ovos (ovócitos fecundados) se desenvolvem em embriões, passando a larvas que se nutrem do saco vitelínico até o nascimento, quando o vitelo é todo consumido, e os jovenzinhos emergem do ovo, ainda dentro da bolsa incubadora e são expelidos para fora junto com as cascas e resíduos da gestação. Ao nascimento, os cavalinhos são miniaturas de seus pais, nadando e se alimentando sozinhos, sem o cuidado dos pais.
