Originário de Porto Alegre-RS, somos uma Organização Não Governamental que trabalha há 26 anos com a conservação dos cavalos-marinhos e estamos sediados há 21 anos no município do Ipojuca, litoral de Pernambuco. O Instituto Hippocampus, que desenvolve o Projeto Hippocampus é Instituição de direito privado e sem fins lucrativos, fundada em 1995 com o nome de Laboratório de Aquicultura Marinha-LABAQUAC.
Em 2016, o estatuto do LABAQUAC foi reformado e passou a denominar-se Instituto Hippocampus, permanecendo o LABAQUAC como o laboratório de aquicultura do Instituto. O novo estatuto versa, entre outros, em pesquisa científica, educação ambiental e direitos humanos e está constituído de uma Assembleia Geral, Conselho Administrativo e Conselho Fiscal. Entidade registrada no Cadastro Nacional de Entidades Ambientalistas-CNEA- o Instituto trabalha em parceria com as universidades: UFPE, UFRPE, UEFS-BA, UFS, USBA, UNESP, UNISANTA, órgãos ambientais municipais, estaduais e federais, sendo membro da União Internacional para a Conservação da Natureza-IUCN.
DISTRIBUIÇÃO PARA O BRASIL RETIRADA DE: Silveira, R.B., Siccha-Ramirez, J.R., Silva, J.R.S. & Oliveira, C. (2014) Morphological and molecular evidence for occurrence of three Hippocampus species (Teleostei: Syngnathidae) in Brazil. Zootaxa, 3861 (4), 317–32.
DEMAIS DISTRIBUIÇÕES RETIRADAS DE: Lourie, S.A.; Pollom, R.A.; Foster, S.J. 2016. A global revision of the Seahorses Hippocampus Rafinesque 1810 (Actinopterygii: Syngnathiformes): Taxonomy and biogeography with recommendations for further research. Zootaxa, 4146 (1): 001–066